Quanto Custa?

Inglaterra Brasil

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar na Inglaterra

Custo de Vida

Quer saber quanto custa estudar na Inglaterra? Aqui, damos a você uma estimativa de vários custos que normalmente os estudantes têm no Reino Unido.

Melhor custo benefício

Entre os principais destinos de intercâmbio, a Inglaterra é um país com valores muito atrativos para intercâmbio.

A grande quantidade de atividades ao ar livre, baladas, pubs e museus com entrada grátis facilitam (e diminuem) o custo de vida na Inglaterra. O ensino é bastante acessível aos estudantes estrangeiros, que podem contar com cursos de excelente qualidade e preços muito competitivos.

Custos Gerais

Para um estudante, o gasto com acomodação é, em média, de 150 libras por semana. Além disso, o governo inglês estima que, além do aluguel, um estudante vá gastar, pelo menos, 104 libras por semana em gastos para se manter na cidade. Esse valor, claro, depende do quanto a pessoa socializa. Tenha em mente que alguns gastos são obrigatórios e outros não. Mas, como queremos que você tenha uma ótima experiência no país, recomendamos que você tenha uma vida paralela aos estudos bastante ativa, conhecendo muitas pessoas de outros países, com outras culturas e conhecendo todas as maravilhas culturais que a só a Inglaterra pode lhe oferecer.

Como estudantes não-membros da União Europeia não tem direito a visto de trabalho, a UK Border Agency pede que o estudante comprove que tem condições de se manter no país. Com isso, exigem que o estudante comprove um valor de £800 libras para cada mês que permanecer no país. Ou seja. Se você vai ficar em Londres por 3 meses, precisará comprovar que possui a quantia de £2,400 libras (£800 x 3 = £2,400) disponível. Este valor não precisa, necessariamente, ser em espécie, nem em libras. A comprovação é feita através de extratos bancários que comprovem a quantia

De acordo com o serviço de imigração da Inglaterra, os valores para cobrir os custos são:

  • £1000 libras por mês se você estudar na região central de Londres;
  • £ 800 libras se estudar fora da região central de Londres e outras cidades;

Para cursos com duração de um ano ou mais, é exigido um valor de £9000 se a pessoa estudar na região central de Londres ou £7200, se a cidade escolhida for fora da região central da capita, incluindo aí outras cidades ao redor do país;
Lembrando que caso a escola já tenha sido paga no momento da apresentação desses documentos, esse valor poderá ser deduzido.

Dicas para economizar seu dinheiro:

Quando fizer ligações, abuse do skype, Viber, whatsapp e outros programas que possibilitam ligações gratuitas. E aproveite que Londres oferece muitos locais com wifi grátis.
Escolha bem o lugar onde fazer comprar: Supermercados como o Tesco ou Asda são bem mais baratos que outros do ramo, como Sainsbury e Marks & Spencer. No Tesco, por exemplo, é dica é procurar produtos “Great Value”, marca do próprio supermercado.
Faça o NUS Extra Card. Se você tem 16 anos ou mais e estuda em uma instituição do UK afiliada do NUS, você pode comprar um NUS Extra card por £10. Com ele, você terá desconto para estudantes em muitas coisas, tipo livros, DVDs, roupas, alimentos, bebidas, cinema e até restaurantes;

Londres

Moradia, serviços e produtos variados
Aluguel (apto 1 quarto – fora de downtown). £900
Conta de luz, água, luz, aquecimento e lixo (1 a 2 pessoas) £154
Telefone (celular) £0,15 ligação local
Internet £20
Passe de metrô mensal (Oyster card/ passe do metrô e ônibus juntos) £125 a 184
Passe de metrô semanal (Oyster/ passe do metrô e ônibus juntos) £30 a 53
Metrô unitário (Com Oyster/ sem Oyster) £2,10/ 4,50
Tarifa de Ônibus por dia (Com Oyster/ sem Oyster) £1,40/ 2,40
Refeição em restaurante de nível médio £25
Cinema £10
Cerveja pub/supermercado £3,50/ 1,50
Carteira de cigarro £7,80

As cotações são em Libras Esterlinas.

Inglaterra/média

Moradia, serviços e produtos variados
Aluguel (apto 1 quarto – fora de downtown). £550
Conta de luz, água, luz, aquecimento e lixo (1 a 2 pessoas) £150
Telefone (celular) £0,15 ligação local
Internet £20
Passe de metrô mensal (passe do metrô e ônibus juntos) $60
Passe de metrô semanal (passe do metrô e ônibus juntos) N/A
Metrô por dia N/A
Tarifa de Ônibus por dia £2,10
Refeição em restaurante de nível médio (por pessoa) £20
Cinema £8
Cerveja pub/supermercado £3,00/ 1,75
Carteira de cigarro £7,43

Moeda

A moeda na Inglaterra e no Reino Unido é a libra esterlina. Em inglês, é chamada de “British Pound”, “Pound Sterling” ou simplesmente “Pound”. Já os centavos são chamados de “penny” no singular, e “pence”, no plural, mas é normalmente chamado de “p”. As cédulas da libra vem em notas de £5, £10, £20 e £50. Já as moedas equivalem a 1p, 2p, 5p, 10p, 20p, 50p, além de £1 e £2. Se você quiser falar como um local, a gíria para dinheiro no inglês britânico é “quid”.

Na Inglaterra, a maioria das compras é feita através de cartão de débito ao invés de crédito, e raramente há a opção de parcelamento. Outro fato interessante é que nos ônibus, apenas moedas são aceitas, então sempre mantenha algumas delas no bolso, por precaução. Existem, é claro, meios alternativos para pagamento, como o Oyster Card ou o Contactless Paylment Card.

Cartões de crédito – especialmente Visa e Mastercard – são bastante aceitos nos bares, restaurantes, cafés e lojas de Londres. Há uma grande quantidade de caixas eletrônicos (conhecidos como “cashpoints” ou “ATM”) por toda Londres e Inglaterra em geral. A maioria deles aceita cartões internacionais com as bandeiras Visa, Mastercard, Cirrus e Maestro. Mas é sempre uma boa ideia conferir com o seu banco, ainda no Brasil, a disponibilidade do cartão. Se você não tiver uma conta em um banco inglês, é bem provável que você tenha que pagar uma taxa extra cada vez que for sacar. Mais uma vez, contate o seu banco antes de viajar para evitar problemas.

Operações Bancárias

As horas regulares da operação bancária na Inglaterra são das 09h30min da manhã às 16h30min da tarde, segunda-feira a sexta-feira, com horário prolongado inclusive nos fins de semana em algumas localidades. Aos visitantes que desejam sacar cheques ou requeiram outros serviços de operação bancária recomenda-se verificar o horário de funcionamento com as instituições. As filiais dos principais bancos, particularmente em grandes centros, fazem câmbio de moeda estrangeira. Os principais bancos do mundo têm agências em Londres, inclusive uma do Banco do Brasil. A maior parte dos bancos têm caixas automáticos que funcionam 24 horas por dia (chamados de ATM). Para serviços bancários os principais cartões de crédito ou débito aceitos são Visa, Mastercard, Cirrus e Maestro.

Gorjetas

Ao contrário do Brasil, onde os 10% de taxa de serviço vem embutidos na conta, na Inglaterra, apenas alguns poucos restaurantes cobram essa taxa de maneira compulsória. Então, dar gorjetas é muito bem visto na Inglaterra. O mais comum é dar gorjetas onde, efetivamente, há um serviço nas mesas, como em cafés, restaurantes e pubs.

Em geral, as gorjetas são entre 10% e 15% do valor do serviço, mas não há regra quanto à isso. Nesses casos, o bom e velho bom senso sempre ajuda. Em táxis, é aceitável arredondar o valor da corrida e dizer para o taxista ficar com o troço. Já na maioria dos hotéis já está incluso um valor de 10% a 15% na conta, pela taxa de serviço.