Quanto Custa?

Inglaterra Brasil

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar na Inglaterra

Liverpool

Uma das cidades mais populares para intercambio e estudos na Inglaterra, Liverpool é a "terra dos Beatles". A cidade é um grande pólo cultural, educacional e esportivo.

Liverpool possui tudo o que é necessário para ser uma das cidades mais empolgantes da Inglaterra para um estudante. Com uma grande reputação mundial por causa da música, cultura e esporte, os estudantes sempre têm muitas opções de diversão fora do horário das aulas. As galerias de arte, como o “The Tate”, as magníficas catedrais, o Cavern Club – pub onde os lendários Beatles iniciaram a carreira-, são alguns dos locais de destaque da cidade, que recebeu o título de capital europeia da cultura em 2008. Localizada à margem do rio Mersey, a cidade é um local de muito orgulho para os locais – conhecidos como Scousers (ou Liverpudians).

Com uma população de pouco menos de 500 mil habitantes, Liverpool é um lugar receptivo e econômico para estudantes estrangeiros, com boas oportunidades de emprego e um dos custos de vida mais baixos do Reino Unido. Estudantes normalmente moram nos arredores da região de Smithdown Road, mas a área de Kensington também é muito popular.

Com uma região beira-mar bastante movimentada, em especial na região de Albert Docks, atividades a céu aberto também são ótimas opções de para conhecer pessoas dos mais diversos lugares e, consequentemente, praticar o inglês. Em 2004, a cidade foi tombada como patrimônio histórico da UNESCO, por causa de sua impressionante região beira-mar, descrita pela UNESCO como um “exemplo máximo de um porto comercial durante o período em que o Reino Unido exerceu grande protagonismo no cenário mundial”.

Entre uma grande história e cultura pop, entre tranquilidade e vida noturna agitada, Liverpool te dá boas vindas de braços abertos com uma estada que promete ser inesquecível.

Lazer:

Vida Noturna: A vida noturna é uma das coisas que faz de Liverpool um destino tão atrativo e vibrante para os estudantes. Como a cidade é relativamente pequena, os redutos, de acordo com o estilo musical são muito próximos. A menos de 2 minutos da Concert Square, onde predomina o eletrônico está a alternativa/indie Seel Street.  Vale conhecer também os bares e pubs da turística região de Albert Docks. Na verdade, há, praticamente, um bar ou pub em cada esquina.  Mas lembre-se: a sua estada em Liverpool só será completa com uma visita ao lendário “The Cavern Club”, lugar onde os Beatles apareceram para o mundo.  Em Liverpool, um pint custa, em média, £2,50 libras. Não se esqueça de conhecer também o Liverpool Waterfront e sua grande variedade de bares e restaurantes.

Futebol: Junto com os Beatles, o Liverpool Football Club é, talvez, o maior garoto propaganda da cidade. Assista a uma partida no lendário Anfield Road e cante o histórico e tradicional hino “You’ll never walk alone”. O outro time da cidade, o Everton também possui uma bela história e sua torcida faz de seu estádio, o Goodison Park, um verdadeiro caldeirão. Não importa o time, os liverpudians são apaixonados pelo futebol e irão garantir uma experiência inesquecível para você.

Parques: O Stanley Park, além de ser um ótimo lugar para relaxar e curtir a natureza, é o que separa os estádios dos times de Liverpool: De um lado, os azuis do Everton. No outro lado do parque, os “Reds”, do Liverpool. Outros parques de destaque são o Princes Park, o Sefton Park, o Newsham Park e o Wavertree Botanical Gardens, todos eles projetados para servir de descanso e alternativa à vida agitada da cidade.

Museus e galerias: Sem dúvida, a região mais “cultural” de Liverpool é em Albert Docks. Região onde antigamente se localizava o porto da cidade, hoje é um grande centro cultural, de entretenimento, gastronomia e lazer. Além de abrigar diversos pubs, casas noturnas, é em Albert Docks que se fica o museu de arte moderna Tate Liverpool, além de outros museus e lojas. Outro lugar imperdível em Liverpool é o “Joseph Williamson Tunnels Tour”. Por apenas £4,50, você pode conhecer um complexo subterrâneo que inclui túnel, passagens secretas e labirintos, que até a década passada era considerado uma lenda urbana na cidade. Até hoje, no entanto, ninguém sabe o real motivo que o levou o excêntrico empresário Joseph Williamsom a criar a área. Se você é um fã de Beatles, ou ao menos simpático ao quarteto de Liverpool, nem precisa dizer que fazer um tour na cidade aonde a banda surgiu –ou pelo menos beber uma pint no Cavern Club- é inesquecível.

Clima:

Liverpool tem um típico clima inglês: Muito instável, com uma mistura de dias chuvosos, ensolarados e nublados. O verão é geralmente ensolarado e quente (para os padrões inglês), enquanto o inverno é úmido e frio. Temperaturas realmente baixas são incomuns em Liverpool. Durante o verão, as temperaturas chegam a 20º C, em média. Já no inverno, a média é de 5º C.

Transporte:

Liverpool tem um sistema de transporte bastante eficiente com seus ônibus, trens e ferries (balsas). O valor das passagens de ônibus varia de acordo com o destino desejado e o área da cidade, mas as tarifas começam a partir de £ 2,10 libras. Há também os passes mensais, onde dá pra economizar um bom dinheiro. O metrô a cidade funciona muito bem também. São quatro principais estações de metrô na cidade (“Lime Street”, “Central”, “Moorfields” e “James Street”) que atendem perfeitamente seus usuários. Por ser uma cidade bastante plana, ir a pé até a escola é pode ser uma boa alternativa, ou até mesmo fazer da bicicleta seu meio de transporte.

O aeroporto em Liverpool, chamado de “Liverpool John Lennon Airport” atende a inúmeras cidades europeias. Viajando em companhias de baixo custo, como Ryanair e EasyJet é possível , com menos de £ 100,  comprar passagens de ida e volta para cidades como Paris e Barcelona.