Inglaterra Brasil

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar na Inglaterra

Vistos para a Inglaterra

Brasileiros a turismo ou estudos por menos de 6 meses não precisam de visto para a Inglaterra. Se você for estudar por mais de 6 meses será necessário obter visto de estudante.

Existem 5 tipos de visto no Reino Unido. Você não precisa de uma permissão de entrada no país como um estudante se você tiver uma nacionalidade que não necessita o visto (países membros da União Europeia, por exemplo).

Tipos de visto

  • Tier 1 – Estudantes de pós-graduação formados no Reino Unido, profissionais de alta qualificação, pessoas que queiram investir no Reino Unido (com recursos mínimos de £200.000 mil libras) e investidores (com recursos de mais de £1.000,000 de libras).
  • Tier 2 – Profissionais qualificados com oferta de emprego de um empregador baseado no Reino Unido.
  • Tier 3 – este tipo de visto está suspenso, sem previsão para retorno (costumava se usado para trabalhadores de baixa qualificação);
  • Tier 4 – O Tier 4 é o nome do visto expedido pelo governo britânico para que você possa estudar na Inglaterra. 
  • Tier5 – trabalhadores temporários e esquema de mobilidade dos jovens. Máxima estadia de 12 meses para trabalhadores temporários e 24 meses para o esquema de mobilidade dos jovens. Todos o candidatos deste tipo de visto devem obter 30 pontos através do certificado de patrocínio obtido por um empregador (com exceção do esquema de mobilidade dos jovens) e 10 pontos de manutenção financeira (mostrar que você recursos financeiros o suficiente);

Visto de Estudante (Tier 4) para até 06 meses 

O Tier 4 é o visto mais comum para estudantes brasileiros.

Curso com duração menor que 6 meses

Se o seu curso for menor que 06 meses, não é necessário aplicar pro SVV (Student Visitor Visa, em inglês) antes da viagem. Você receberá o visto aqui na sua chegada ao aeroporto, desde que cumpra as outras condições da Imigração para entrar no Reino Unido.

Curso com duração superior a 6 meses

Os estudantes brasileiros que querem estudar no Reino Unido por um período máximo de 6 meses não precisam requerer um visto do Brasil. Você receberá o Visto de Estudante Visitante na sua chegada na Inglaterra, mediante apresentação dos documentos de confirmação do seu curso ao oficial de Imigração. Enquanto o estudante estiver no Reino Unido como um visitante, não é possível trocar o visto e estender a sua permanência. Se o aluno deseja permanecer no Reino Unido como estudante, deve voltar para o Brasil e aplicar para o visto requerido.

Caso o seu curso seja de 6 meses ou mais, você terá que aplicar antes da sua viagem pro Extended Student Visitor Visa ( ESVV ). Importante lembrar também que, para esse tipo de visto, o estudante não precisa ter nenhum conhecido da língua inglesa.

  • Tier 4 – Visto de estudante visitante (de 6 a 11 meses)

Se você tem mais de 18 anos e quer fazer um curso de língua entre 7 e 11 meses, você vai precisar de um Visto de Estudante Visitante. Voltado especialmente para aqueles cujo objetivo é fazer cursos de curta duração, essa modalidade de visto não oferece ao estudante autorização para trabalhar, troca ou prorrogação de visto. O período máximo de permanência no Reino Unido com o visto de estudante é de 11 meses e esse visto deve ser aplicado e obtido ainda no Brasil.

Importante lembrar também que, para esse tipo de visto, o estudante não precisa ter nenhum conhecido da língua inglesa.

  • Tier 4 – Visto de estudante adulto;

Para cursos com duração superiora a 11 meses, é necessário solicitar o “Visto de Estudante Adulto”. Baseado em um sistema de pontos, o sistema funciona da seguinte maneira.

Para obter o Visto de Estudante Adulto, o intercambista precisa alcançar uma pontuação total de 40 pontos. Os pontos são dados através dos seguintes critérios:

    • Escolas credenciadas;

O aluno recebe os primeiros 30 pontos são obtidos quando tiver a sua matrícula aceita em alguma das escolas/faculdades credenciadas pelo Accreditation UK e/ou pelo UKBA Register of Sponsors. Ambas instituições são credenciadas pelo governo do Reino Unido para avaliar e regular o funcionamento das instituições de ensino do Reino Unido;  Esse “documento” se chama CAS – Confirmation of Acceptance for Study e é documento que contém algumas informações oferecidas pela instituição de ensino que são necessários para o visto (esse documento pode ser recebido por e-mail). Por isso é tão importante a ajuda de uma agência de intercâmbio. Todas as escolas ligadas à Inglaterra Brasil possuem essa certificação.

    • Garantia de fundos;

Os 10 pontos finais serão obtidos mostrando que você tem fundos suficientes para custear seu curso e suas despesas pessoais no Reino Unido. Na hora que a solicitação de visto for solicitada, o estudante deve apresentar uma conta própria com o valor exigido para cobrir as despesas mensais durante o período de estudo. De acordo com o governo britânico, o cálculo de despesas é feito da seguinte maneira.

      • £1000.00 para cada mês de curso em Londres;
      • £800.00 para cada mês de curso em outras cidades;

Porém, o valor-limite é de 9 meses. Ou seja, mesmo que um curso escolhido tenha a duração de 12 meses, o valor total necessário será o de 9 meses.

Ex. Curso em Londres com duração de 12 meses, o valor necessário será de £ 9 mil libras (£1 mil x 9 meses)

Caso o curso seja em outra cidade, o valor necessário para cursos com mais de 9 meses de duração será de £7,2 mil libras (£800 libras x 9 meses);

Importante lembrar que toda documentação a ser apresentada incluindo extratos bancários e certificado de escolas deverá ser traduzida para o inglês, feita por um tradutor juramentado, (autorizado legalmente a fazer traduções oficiais).

    • Nível de inglês

Para este tipo de visto, o estudante precisa comprovar conhecimentos na língua inglesa. O nível mínimo exigido é o B1, que equivale ao nível Intermediário do CEFR (Common European Framework of Reference). Além disso, é preciso comprovar que o estudante já estudou inglês previamente no Brasil. Também é necessário um teste oficial de inglês, fornecido pela UKBA.

  • Tier 4 – Prospective Students

Você pode aplicar para o visto de “prospective student” se você quiser estudar no Reino Unido mesmo antes de ter todas as qualificações necessárias para estudar no país (por exemplo: Inglês abaixo do nível intermediário ou antes de caso você tenha que participar de um processo seletivo e/ou entrevista antes de ser aceito em alguma universidade britânica.

Nesse caso (ao contrário do visto de estudante de 6 a 11 meses), é permitida a troca de categoria de visto enquanto você está no Reino Unido;

Visto de Turismo

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Inglaterra a turismo para viagens menores que 6 meses.

Cidadania Europeia

Cidadãos de países europeus que fazem parte da comunidade européia não precisam de visto para trabalhar no Reino Unido.

Passaporte

Seu passaporte deve ter validade mínima de 6 meses a partir da data de embarque. Recomendamos que seu passaporte tenha validade maior ainda que 6 meses caso você queira realizar outra viagem a outro país enquanto estiver na Inglaterra. Veja como tirar seu passaporte.